Apresentação

Bem-vindo ao Caderno Eletrônico de Resumos do II Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2013, no Colégio de Aplicação da UFSC.

O evento foi realizado pela  Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI)  o II Simpósio “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, foi realizado com o objetivo de debater e refletir a formação de professores e as práticas pedagógicas nas diferentes licenciaturas, em diálogo com as escolas de educação básica.

O evento ampliou e qualificou as discussões iniciadas no I Simpósio “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas na UFSC”, realizado em dezembro de 2012, destacando os sentidos das Práticas Pedagógicas como Componente Curricular (PCC) presentes nos currículos das Licenciaturas e o papel dos campos de estágio no processo de formação dos futuros professores.

O Simpósio formação de professores e prática pedagógicas na UFSC procurou debater sobre a formação de professores e deu visibilidade às ações de formação inicial da Universidade, promovendo um espaço de interlocução entre as ações formativas nos diferentes cursos de licenciatura.

A formação de professores para a educação básica é uma demanda urgente e importante para o país. Historicamente o Departamento de Metodologia de Ensino – MEN tem desenvolvido diversas ações formativas de caráter inicial e continuada para a qualificação das práticas pedagógicas no âmbito da educação básica. Participaram deste processo as escolas básicas das redes públicas de ensino, assim como o Colégio de Aplicação da UFSC e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil, que têm se constituído como parceiros importantes na formação docente.
O II Simpósio “Formação de professores e práticas pedagógicas” teve a intenção de constituir um espaço de interlocução dos diversos cursos de licenciatura, inclusive de Pedagogia, e destes com as escolas. Desta maneira, o evento envolveu alunos e professores das licenciaturas, assim como gestores e professores das redes públicas de ensino, o que contribuiram para o estreitamento de suas relações na formação inicial de professores.

Durante os dois dias do evento foram realizadas diversas atividades acadêmicas teórico-práticas, mesa redonda, sessões simultâneas de rodas de conversa entre professores da Universidade e das Escolas,  e plenária, sessões de comunicação sobre experiências de estágio supervisionado e outras práticas pedagógicas relevantes, sessões de pôsteres sobre resultados de experiências de práticas como Componente Curricular (PCC) e outras práticas pedagógicas, apresentações de atividades artísticas desenvolvidas nos estágios e outras performances culturais envolvendo estudantes e apresentações de vídeos (curtas, documentários, animações) realizados por estudantes que buscaram construir contribuições para a melhoria da qualidade da formação de professores da educação básica.

Neste espaço estão publicados os resumos dos trabalhos apresentados no II Simpósio.

Os conteúdos dos artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade dos seus autores.

Constitui uma ação do Projeto Prodocência (CAPES – Edital 4660- 2013).