Apresentação – 2014
O Simpósio é realizado anualmente pela Coordenadoria de Estágios do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, pelo Colégio de Aplicação (CA) e pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), e constitui uma ação do Projeto Prodocência (CAPES – Edital 2013). O evento reúne estudantes e professores das licenciaturas, do CA, do NDI, gestores e professores das escolas da educação básica campos de estágios, bolsistas do Pibid e alunos de pós-graduação.
O primeiro Simpósio ocorreu em 2012 com o objetivo de debater a formação de professores e dar visibilidade às ações da formação inicial da Universidade, promovendo um espaço de interlocução entre as ações formativas nos diferentes cursos de licenciatura. Ele foi realizado no Centro de Eventos da UFSC e promoveu diversas atividades acadêmicas teórico-práticas que buscaram contribuir para a melhoria da qualidade da formação inicial de professores e formação continuada de professores da educação básica.
Em 2013, o II Simpósio passou a acontecer nas dependências do Colégio de Aplicação da UFSC. No segundo evento houve 686 inscrições, 174 trabalhos de comunicação e 94 pôsteres. Em breve os trabalhos serão publicados nos Anais na página do Portal das licenciaturas UFSC. Além de espaços para apresentação de trabalhos, palestra e mesa redonda, como no primeiro evento, merecem destaque as Rodas de Conversa que propiciaram um debate aberto sobre a formação e os professores da educação básica.
O III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas teve novamente um painel de abertura com debate, espaços para apresentação de trabalhos (comunicação e poster) e Rodas de Conversa.
A novidade neste ano foi a 4ª Mostra do Colégio de Aplicação que ocorreu simultaneamente ao Simpósio, visando socializar as produções didático-pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo com os alunos do Colégio de Aplicação, como parte do processo de ensino-aprendizagem.
Neste ano as atividades exibidas na Mostra, desenvolvidas por alunos, sob a orientação dos professores, estagiários, bolsistas, técnico-administrativos e demais colaboradores, são diversificadas e de diferentes modalidades.
A seguir, listamos os tipos de atividades:
-
Mostra por turmas – trata-se do espaço em que as turmas do CA, especialmente os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apresentam o resultado de suas produções, montando um espaço de visitação na sua sala de aula. Portanto, o espaço necessário para essa forma de apresentação é a sala de aula da turma inscrita, no turno em que acontecem as suas aulas (Ensino Médio e 4º e 5º anos do Ensino Fundamental: manhã; 1º a 3º ano e Anos Finais do Ensino Fundamental: tarde). As salas das turmas participantes são abertas à visitação da comunidade escolar, especialmente as famílias, e devem ser montadas ao início do turno e desmontadas ao final dele.
-
Mostra por oficinas – no CA, a disciplina de Arte (Teatro, Artes Visuais e Música) é organizada por oficinas e, na mostra, apresentam-se os resultados do trabalho do ano, tais como: peças de teatro, números de dança, apresentações musicais. Para isso, o espaço a ser ocupado no turno em que essas oficinas estarão expondo seus trabalhos é o Auditório do CA. As mostras de Artes Visuais podem ocupar outros espaços da escola, como as salas de aula.
-
Mostra por disciplina – cada professor, com o grupo de alunos com que trabalhou, organiza a apresentação das atividades significativas desenvolvidas em sua disciplina durante o ano, através de maquetes, cartazes, vídeos, jogos pedagógicos e outras produções específicas.
-
Mostra por projetos – um grupo de professores, com as turmas envolvidas, organiza a apresentação de projetos (disciplinares, interdisciplinares, viagens de estudos, entre outros).
-
Mostra por apresentação oral – as diferentes atividades são apresentadas através de exposições orais em sessões coordenadas alocadas nas salas de aula do CA.
-
Mostra de pesquisa – até o ano de 2013, a Mostra PIBIC – Ensino Médio também era realizada neste período. Porém, neste ano, esta mostra foi realizada em março, por conta das mudanças no cronograma da Propesq para os projetos de Iniciação Científica no Ensino Médio. O calendário das pesquisas foi sincronizado com o PIBIC da Graduação, iniciando em agosto e finalizando em julho. Dessa forma, as pesquisas do PIBIC-EM 2014/2015 estão ainda em fase inicial, e possivelmente não participarão dessa mostra. Porém, os banners do ciclo 2013/2014 poderão ser expostos no evento.
Além da 4ª Mostra do CA foi apresentado a I Mostra do PIBID/UFSC que teve como objetivo propiciar um espaço para que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência da Universidade Federal de Santa Catarina, através dos diversos sub-projetos, pudessem demonstrar as atividades desenvolvidas.
UFSC – ISSN 2318-8421